terça-feira, 6 de abril de 2010

Planificando a investigação...


O investigador antes de decidir sobre o tema a trabalhar deve ter a preocupação de recolher um conjunto de informações sobre o mesmo, ficando com um conjunto de elementos que lhe permitem efectuar uma escolha consciente e adquirir uma atitude adequada fase ao estudo a realizar.
Segundo Carmo & Ferreira (2008: 39), essa recolha de informação deverá assentar em três vertentes: i) recolher informações sobre teorias já existentes, estas funcionaram como uma bússola e não como espartilho, de qualquer processo de investigação; ii) investigar que pesquisas foram realizadas nesse âmbito; iii) efectuar uma análise critica dos métodos adoptados em investigações anteriores, permitindo ter uma ideia sobre a fiabilidade dos dados.
Após a recolha preliminar de informação o investigador está em condições de decidir sobre o tema da sua investigação e proceder à planificação de todo o processo.
Para elaborar a planificação o investigador deverá:
Delimitar o objecto de estudo – Apresentando um conjunto de questões de investigação com a finalidade de definir de forma clara e objectiva qual o objecto de estudo, devendo estas funcionar como o fio condutor da investigação. Seguidamente devem ser decididas as estratégias de recolha de informação, tendo sempre por base as questões previamente definidas;
Definir o objectivo da pesquisa – Nesta etapa o investigador apresenta de forma clara o que pretende alcançar, isto é, os objectivos;
Programar a pesquisa – Após a definição do(s) objectivo(s) é necessário subdividi-lo(s) até a sua operacionalização em tarefas concretas, articuladas e distribuídas ao longo de um determinado período de tempo;
Identificar e articular os recursos necessários – Esta etapa por vezes é um pouco descorada, contudo reveste-se de grande importância. Alguns aspectos a ter em atenção: as instalações onde irá decorrer a investigação, os equipamentos disponíveis, a orientação científica, os possíveis apoios (financeiro, logístico, documentalístico).


Carmo, H. & Ferreira, M., (2008) Metodologia da Investigação – Guia de auto-aprendizagem. 2. ed. Lisboa: Universidade Aberta.

Sem comentários:

Enviar um comentário