terça-feira, 22 de junho de 2010

Validade e Fiabilidade critérios a ter em atenção em qualquer investigação


No âmbito de qualquer investigação as questões de validade e fiabilidade, embora apresentam significados diferentes, caminham paralelamente.
A validade interna e a validade externa em termos de metodologia de investigação evidenciam-se, tendo sempre presente o rigor de todo o processo.
Para se obter a validade interna é necessário:
Existir coerência entre os objectivos de investigação e a forma como são recolhidos os dados;
Reformular os modelos e os instrumentos usados permitindo adequar a relação entre os objectivos da investigação e os dados a obter;
Existir uma comparação entre os dados obtidos em várias fontes, isto é deverá ocorrer uma triangulação (de dados, investigadores e de teorias).
A validade externa obtém-se através da generalização dos resultados a outros contextos e sujeitos.
A fiabilidade é um dos aspectos que à partida é conseguido quando se recorre ao inquérito por questionário. Contudo, para que tal aconteça, é necessário que se respeitem todos os procedimentos metodológicos ao nível da sua concepção, selecção dos inquiridos e administração no terreno.
O investigador ao elaborar o questionário deverá de ter alguns cuidados na construção das perguntas e na apresentação do questionário que lhe permitam garantir essa fiabilidade.

Carmo, Hermano, Ferreira, Manuela M. (2008). Metodologia da investigação – Guia
para Auto-aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.

Sem comentários:

Enviar um comentário