terça-feira, 22 de junho de 2010

Métodos de Recolha de Dados II


Inquérito por questionário

O inquérito por questionário está associado ao paradigma quantitativo – positivista – e, consequentemente ao método quantitativo, distinguindo-se da entrevista pelo facto do investigador e dos inquiridos não interagirem em situação presencial (Carmo & Ferreira: 2008). Este método de recolha de dados é composto por um conjunto de questões escritas, às quais também se responde por escrito.
Contrariamente à entrevista, o questionário é aplicado a um número elevado de indivíduos e de contextos distintos, permitindo a recolha de dados que serão pré-formatados. Este adequa-se a estudos extensivos, pretende obter informação em relação a um elevado número de casos. Os dados recolhidos são de fácil tratamento porque, as respostas previamente fechadas permitem a quantificação de resultados e respectiva análise estatística.
O investigador recorre a este processo quando pretende recolher informações sobre o que o inquirido sabe, quer ou prefere e pensa ou crê.
Na opinião de Ghiglione & Matalon (2001), o questionário tem com finalidades: (i) estimar certas grandezas “absolutas”; (ii) estimar certas grandezas “relativas”; (iii) descrever uma população ou subpopulação e (iv) verificar hipóteses sob a forma de relações entre duas ou mais variáveis. Estes autores referem, ainda, que para atingir estes quatro objectivos é necessário fazer corresponder a conceitos uma ou mais respostas do questionário, as quais irão servir como definições operacionais ou como indicadores de conceitos.
Para levar a cabo um questionário, o investigador deverá organizar todo o processo tendo sempre cinco momentos: a planificação, a elaboração, a aplicação, a organização e análise de dados e por fim as conclusões. Todo o trabalho referido anteriormente deverá ser conduzido com o máximo de cuidado, visto que qualquer erro, qualquer inépcia, qualquer ambiguidade, repercurtir-se-á na totalidade das operações ulteriores até às conclusões finais Ghiglione & Matalon (2001).
Porém, o recurso ao inquérito por questionário pode apresentar alguns incómodos nomeadamente:
• Pode ocorrer ausência de resposta em alguns itens;
• Os níveis de resposta podem ser baixos nos questionários feitos via e-mail e correio;
• Itens de resposta aberta podem reflectir diferenças nas capacidades verbais, e tornar pouco claras as respostas a itens interessantes.

Carmo, Hermano e Ferreira, Manuela M. (2008). Metodologia da investigação – Guia para Auto-aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.

Ghiglione, R. & Matalon, B. (2001). O inquérito: teoria e prática. (4ª ed.). Oeiras:
Celta Editora.

Sem comentários:

Enviar um comentário