terça-feira, 22 de junho de 2010

Paradigma Quantitativo versus Paradigma Qualitativo


Carmo & Ferreira (2008), referem que o paradigma quantitativo requer uma concepção positivista, orientada para o resultado, ao passo que o paradigma qualitativo solicita uma concepção global fenomenológica, orientada para o processo.
O paradigma quantitativo assenta na objectividade, visto surgir independente do sujeito.
A validade do conhecimento depende da forma como se procede à observação, isto é, diferentes observadores perante os mesmos dados devem chegar às mesmas conclusões, garantindo desta forma a objectividade.
O paradigma qualitativo assume uma posição relativista e subjectiva que valoriza o papel do investigador, considerando como um construtor do conhecimento.
O paradigma qualitativo pretende substituir as noções de explicação, previsão e controlo do paradigma quantitativo pelas de compreensão, significado e acção em que se procura penetrar no mundo pessoal dos sujeitos. Enquanto o paradigma quantitativo se preocupa em controlar e prever os fenómenos, o paradigma qualitativo interessa-se em compreender e o investigador por intervir na situação, este segundo Hadji & Baillé (2001) é considerado como um homem com uma posição tomada.
O paradigma qualitativo pressupõe o recurso ao método qualitativo. Neste, a informação é analisada de forma indutiva e não é utilizada para verificar hipóteses. Considera as situações na sua globalidade, interagindo os investigadores com os indivíduos de forma “natural”.
Para Carmo & Ferreira (2008) o método quantitativo está intimamente associado à investigação experimental ou quasi-experimental, prevê a observação de fenómenos, a formulação de hipóteses explicativas desses fenómenos, a formulação de hipóteses explicativas desses mesmos fenómenos, o controlo das variáveis, a selecção aleatória dos sujeitos de investigação (amostragem), a verificação ou rejeição das hipóteses mediante uma recolha rigorosa de dados que serão posteriormente sujeitos a uma análise estatística e uma utilização de modelos matemáticos para testar essas mesmas hipóteses.
O método quantitativo tem como principal finalidade a generalização dos resultados a uma população tendo como pilares a amostra seleccionada, permitindo o estabelecimento de relações de causa-efeito e a previsão de resultados.



Carmo, Hermano e Ferreira, Manuela M. (2008). Metodologia da investigação – Guia para Auto-aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.

Hadji, Charles e Baillé, Jacques (2001). Investigação e Educação: Para uma “nova aliança” – 10 questões acerca da prova. Porto: Porto Editora.

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